Lombo assado e bisteca grelhada: saiba qual desses cortes é mais saudável
Se consumidas com moderação e preparadas da maneira correta, essas partes do porco fazem bem para a saúde. Conheça os benefícios de cada uma
Esses dois cortes do porco, ao contrário do que se imagina, têm muito a acrescentar em uma alimentação equilibrada – afinal, esbanjam aminoácidos essenciais e vitaminas, especialmente as do complexo B. Mas, no embate direto, o lombo sai em ligeira vantagem. “Isso porque apresenta mais proteínas e menos gorduras do que a bisteca”, justifica a nutricionista clínica Julia Engel, da capital fluminense.
E, segundo a especialista, ambos os modos de preparo – assado e grelhado – são saudáveis, porque não exigem o acréscimo de gorduras. Se for recorrer à grelha, prefira uma antiaderente, de modo a não precisar mesmo dos pinguinhos de óleo.
“Para dar sabor às carnes, abuse de temperos, a exemplo de alecrim, manjericão, tomilho, pimenta e curry”, sugere. O ideal é que esses cortes mais magrinhos do porco apareçam na dieta uma vez na semana. Nos outros dias, vale ingerir outras fontes proteicas, como carne de boi, frango e peixe.
Veja a comparação de 100 gramas desses alimentos, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/Unicamp):
Energia
Lombo assado 210 Kcal
Bisteca grelhada 280 Kcal
Proteínas
Lombo assado 35,7 g
Bisteca grelhada 28,9 g
Lipídios
Lombo assado 6,4 g
Bisteca grelhada 17,4 g
Potássio
Bisteca grelhada 366 mg
Lombo assado 311 mg
Ferro
Bisteca grelhada 0,9 mg
Lombo assado 0,5 mg
Zinco
Bisteca grelhada 2,3 mg
Lombo assado 1,8 mg
Placar SAÚDE
Lombo assado 3 x 3 bisteca grelhada