Promoção Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Bebês podem tomar chás para dormir melhor?

Infusões são liberadas após os seis meses, com (muita) moderação. Camomila e erva-doce são as que acalmam

Por Sílvia Lisboa
11 jul 2024, 16h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pais vivem sempre às voltas com receitas e estratégias para dar uma noite de sono tranquila ao bebê – e assim garantir o bem-estar da família. Na sabedoria popular, chás são aliados antigos: 82% da população brasileira recorre a eles para ajudar com algo relacionado à saúde, inclusive o combate à insônia. Mas será que os bebês podem tomar chazinhos antes de dormir?

    A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) autoriza os chás somente após os seis meses, quando começa a ocorrer a introdução alimentar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Nessa fase, o bebê não precisa nem de água ou de chá: ele vai estar devidamente hidratado com o leite do peito.

    Após os seis meses, os pais podem recorrer aos chazinhos, mas com muita parcimônia. O excesso pode prejudicar a amamentação: eles ficam com a pancinha cheia e mamam menos – e o peito precisa do estímulo da pega para manter a produção de leite.

    +Leia também: Como preparar os seios para a amamentação

    Antes de introduzir qualquer chá, consulte o pediatra para saber o momento ideal e a quantidade exata – em geral, não se recomenda mais do que 150ml por dia. Os chás conhecidos por ajudar a acalmar, que devem ser oferecidos sempre sem açúcar, são camomila, erva-cidreira, hortelã e erva-doce.

    Continua após a publicidade

    Os chás do sono

    Para auxiliar no descanso, o ideal é o de camomila devido a suas propriedades calmantes; e a erva-doce por causa de seu efeito sobre as cólicas. Ao preparar o chá, coloque o sachê na água quente, sem deixar ferver. Dê o chá à criança em temperatura ambiente.

    É ideal introduzi-los à tardinha, quando inicia a preparação para a noite. Comece gradualmente. E vá testando a aceitação do bebê e o efeito sobre o sono.

    Não espere nada milagroso: não há comprovação científica que chás ajudem os pequenos a dormirem melhor. E existem muitos fatores que interferem no sono infantil. Inclusive, vale ressaltar que é normal que bebês tenham o sono fragmentado e nem sempre é possível intervir nisso.

    A Sociedade Brasileira de Pediatria, não recomenda ofertar chás durante a madrugada, nos intervalos das mamadas, para não reduzir a ingestão do leite materno.

    Continua após a publicidade

    Além disso, chás estimulantes, como chá-mate, preto e verde, são contraindicados. Além de deixarem o bebê desperto, as substâncias presentes nestas opções podem interferir na absorção de nutrientes.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.