Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Namorados: Assine Digital Completo por 5,99

Como anda o estado emocional das gerações brasileiras

Pesquisa contemplando todas as regiões do país revela que os jovens são os que mais padecem com a saúde mental

Por Diogo Sponchiato
21 out 2022, 14h17 •
estado emocional dos brasileiros
Geração Z, dos nascidos após anos 2000, apresenta resultados mais preocupantes em retrato nacional.  (Foto: Miss Tuni/Getty Images)
Continua após publicidade
  • Apesar de o bem-estar emocional ser uma preocupação em todas as faixas etárias, a geração Z, que concentra os nascidos após os anos 2000, é a que mais tem sofrido com adversidades nessa seara.

    É o que detecta um levantamento realizado, a pedido da SulAmérica, pelo Instituto FSB Pesquisa com 2 mil brasileiros de todas as regiões. Ele aponta que os jovens encaram os níveis mais expressivos de ansiedade e desânimo no dia a dia.

    “Há uma série de hipóteses para explicar essa realidade, e a principal delas é o excesso e a rapidez das informações a que eles estão expostos, afetando a forma como o cérebro assimila, julga e discrimina o que recebe. Como consequência, a capacidade de lidar com frustrações e limites é impactada e faz com que essas pessoas tenham tendência ao imediatismo e dificuldades diante das exigências da vida, ainda mais com a influência das mídias sociais na distorção da realidade”, interpreta Raquel Imbassahy, diretora de Gestão de Saúde Populacional da SulAmérica.

    O estudo ainda aponta que 54% dos jovens da geração Z reportaram piora da saúde mental após a pandemia. O mesmo índice entre os baby boomers, aqueles nascidos entre 1945 e 1964, foi de 40%.

    Siga

    Para dar guarida a essas e às outras gerações, Raquel acredita que precisamos erradicar preconceitos com os cuidados mentais e ampliar o acesso a psicólogos e psiquiatras. “Na SulAmérica, os beneficiários têm à disposição consultas online, o que evita dificuldades como a distância física e o encaixe de sessões na rotina”, exemplifica.

    Continua após a publicidade
    dados da pesquisa
    (Gráficos: Estúdio Coral/SAÚDE é Vital)

    + LEIA TAMBÉM: Análise mostra o que precisa melhorar nas políticas públicas de saúde mental

    DADOS DA PESQUISA
    (Gráficos: Estúdio Coral/SAÚDE é Vital)
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas 5,99/mês*

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.