Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Prêmio Nobel de Medicina vai para cientistas que descobriram a hepatite C

Os ganhadores do Nobel de Medicina abriram as portas para exames e tratamentos que curam a hepatite C na maioria dos casos. Veja destaques sobre a doença

Por Da Redação
Atualizado em 5 out 2020, 16h54 - Publicado em 5 out 2020, 09h37
premio nobel de medicina hepatite c
A descoberta do vírus da hepatite C possibilitou a criação de remédios que curam a doença na maioria das vezes. (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)
Continua após publicidade

Três pesquisadores dividiram o Prêmio Nobel de Medicina de 2020. Graças aos trabalhos de Harvey Alter, Charles Rice e Michael Houghton, o vírus da hepatite C foi finalmente descrito em 1989, o que permitiu a criação de exames que detectam sua presença precocemente e de tratamentos que, atualmente, curam a doença em mais de 95% dos casos.

A Organização Mundial da Saúde estima que 71 milhões de pessoas têm hepatite C crônica ao redor do planeta. Silenciosa no princípio, essa enfermidade pode causar cirrose e câncer de fígado. No fim de 2018, Veja Saúde publicou uma reportagem especial sobre os avanços contra a hepatite C e a meta de eliminá-la como um problema de saúde pública até 2030. Sem as descobertas de Alter, Rice e Houghton, esse objetivo seria simplesmente inalcançável.

Em homenagem ao Prêmio Nobel de Medicina deste ano, separamos alguns conteúdos para você se manter informado a respeito da hepatite C:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.