Promoção Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

O que os brasileiros esperam de uma consulta

Confiança, empatia e higiene são prioridade, indica pesquisa

Por Larissa Beani
6 jul 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na rede pública ou privada, todos os pacientes querem o mesmo de um atendimento médico: 79% esperam que o profissional transmita confiança, 72% zelam por um ambiente limpo e confortável e 71% desejam que suas queixas sejam ouvidas com atenção e interesse.

    Essas são as prioridades de um brasileiro ao entrar em um consultório, segundo o primeiro levantamento nacional realizado pela Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa (Sobrexp).

    Ao todo, 2,8 mil voluntários de todas as regiões do país foram ouvidos. “Ter dados sobre o que prezamos pode ajudar na criação de políticas e soluções que melhorem a assistência no Brasil tanto no sistema público quanto no privado”, avalia Alex Pereira, da SoluCX, empresa parceira do estudo.

    + Leia também: Português ou mediquês? A língua que a gente fala e o cuidado com a saúde

    Principais achados

    Participantes responderam a 38 perguntas acerca de expectativas e experiências nos cuidados à saúde

    Tendência global

    A pesquisa foi feita em colaboração com a The Beryl Institute, uma iniciativa internacional que avalia a experiência de pacientes mundo afora desde 2018.

    Continua após a publicidade

    Olho na limpeza

    Comparado a países anglófonos, o Brasil se destaca por valorizar a higiene no atendimento. O requisito não aparece no top 5 do exterior.

    Zero prioridade

    Já a idade da unidade de saúde e a existência de comodidades (como estacionamento) têm menor importância aqui.

    + Leia também: A importância do acompanhamento digital de pacientes com doenças crônicas

    Boca no trombone

    Após experiências negativas, 14% não voltam ao local, 10% reclamam em canais da instituição e 2% notificam o governo.

    Todo ouvidos

    Ser tratado com respeito e cortesia, ter a dor levada a sério e comunicar-se de forma clara são outros valores zelados.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.