Na rede pública ou privada, todos os pacientes querem o mesmo de um atendimento médico: 79% esperam que o profissional transmita confiança, 72% zelam por um ambiente limpo e confortável e 71% desejam que suas queixas sejam ouvidas com atenção e interesse.
Essas são as prioridades de um brasileiro ao entrar em um consultório, segundo o primeiro levantamento nacional realizado pela Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa (Sobrexp).
Ao todo, 2,8 mil voluntários de todas as regiões do país foram ouvidos. “Ter dados sobre o que prezamos pode ajudar na criação de políticas e soluções que melhorem a assistência no Brasil tanto no sistema público quanto no privado”, avalia Alex Pereira, da SoluCX, empresa parceira do estudo.
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Principais achados
Participantes responderam a 38 perguntas acerca de expectativas e experiências nos cuidados à saúde
Tendência global
A pesquisa foi feita em colaboração com a The Beryl Institute, uma iniciativa internacional que avalia a experiência de pacientes mundo afora desde 2018.
Olho na limpeza
Comparado a países anglófonos, o Brasil se destaca por valorizar a higiene no atendimento. O requisito não aparece no top 5 do exterior.
Zero prioridade
Já a idade da unidade de saúde e a existência de comodidades (como estacionamento) têm menor importância aqui.
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Boca no trombone
Após experiências negativas, 14% não voltam ao local, 10% reclamam em canais da instituição e 2% notificam o governo.
Todo ouvidos
Ser tratado com respeito e cortesia, ter a dor levada a sério e comunicar-se de forma clara são outros valores zelados.