Promoção Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

O que os brasileiros esperam de uma consulta

Confiança, empatia e higiene são prioridade, indica pesquisa

Por Larissa Beani
6 jul 2024, 06h00
telemedicina-computador
Brasileiros valorizam confiança, empatia e higiene em um atendimento médico (Constantine Johnny/Getty Images)
Continua após publicidade

Na rede pública ou privada, todos os pacientes querem o mesmo de um atendimento médico: 79% esperam que o profissional transmita confiança, 72% zelam por um ambiente limpo e confortável e 71% desejam que suas queixas sejam ouvidas com atenção e interesse.

Essas são as prioridades de um brasileiro ao entrar em um consultório, segundo o primeiro levantamento nacional realizado pela Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa (Sobrexp).

Ao todo, 2,8 mil voluntários de todas as regiões do país foram ouvidos. “Ter dados sobre o que prezamos pode ajudar na criação de políticas e soluções que melhorem a assistência no Brasil tanto no sistema público quanto no privado”, avalia Alex Pereira, da SoluCX, empresa parceira do estudo.

+ Leia também: Português ou mediquês? A língua que a gente fala e o cuidado com a saúde

Principais achados

Participantes responderam a 38 perguntas acerca de expectativas e experiências nos cuidados à saúde

Tendência global

A pesquisa foi feita em colaboração com a The Beryl Institute, uma iniciativa internacional que avalia a experiência de pacientes mundo afora desde 2018.

Continua após a publicidade

Olho na limpeza

Comparado a países anglófonos, o Brasil se destaca por valorizar a higiene no atendimento. O requisito não aparece no top 5 do exterior.

Zero prioridade

Já a idade da unidade de saúde e a existência de comodidades (como estacionamento) têm menor importância aqui.

+ Leia também: A importância do acompanhamento digital de pacientes com doenças crônicas

Boca no trombone

Após experiências negativas, 14% não voltam ao local, 10% reclamam em canais da instituição e 2% notificam o governo.

Todo ouvidos

Ser tratado com respeito e cortesia, ter a dor levada a sério e comunicar-se de forma clara são outros valores zelados.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.