Conexão: opinião e novidades no ecossistema de VEJA SAÚDE
Na enquete do mês, você ficará sabendo se o brasileiro tem o costume de fazer exames contra o diabetes
Você já fez um exame para saber se tem diabetes?
A maioria dos participantes da enquete passou por esse check-up, mas é significativo o número de pessoas que nunca fizeram um teste
A investigação com exames para descobrir se você tem diabetes (ou pré-diabetes) deve ser individualizada. A Associação Americana de Diabetes recomenda o rastreio da doença a partir dos 35 anos, independentemente do estado de saúde. Havendo casos na família, fatores como excesso de peso ou sintomas suspeitos, o check-up deve começar antes.
É possível apurar se o indivíduo tem diabetes por meio de exames de sangue. Os principais são a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada — esta faz um balanço de como os níveis de açúcar no sangue se comportaram ao longo dos últimos três meses. Se necessário, o médico pode solicitar, ainda, um teste de tolerância à glicose.
Esses são métodos largamente disponíveis e importantes para detectar uma doença que atinge milhões de brasileiros. Quanto antes se faz o diagnóstico e se inicia o plano terapêutico, melhores as chances de controle e menor o risco de complicações.
Palavra do Leitor
Tenho acompanhado as edições e notado que vocês fazem cada vez mais reportagens sobre a importância de comermos mais alimentos de origem vegetal. No início, achei que fosse modismo, mas agora compreendi por que esse comportamento é tão impactante para a saúde e o mundo à nossa volta.
Clarice Fernandes,
por e-mail
No artigo publicado no Com a Palavra da edição número 476 [Por Que o Brasil Virou o País da Cloroquina?], vocês criticam o “kit covid” por ser anticientífico, mas não vão atrás de pessoas que usaram e foram curadas. Como isso é possível se conheço pessoas com sintomas da doença que foram curadas e postos de saúde receitam o kit?
Marcelo Toneto,
por e-mail
Parabéns pelas reportagens! Tomara que a ciência seja ainda mais rápida na descoberta de vacinas daqui pra frente.
José Sérgio da Silva,
via Facebook
E ainda não descobriram nenhuma forma de impedir que isso ocorra [sobre artrose, tema de matéria na última edição]. Há necessidade de investir em pesquisas para descobrir como evitar o surgimento da doença.
Jeane Friedel,
via Instagram
Errata
- Diferentemente do que foi publicado no conteúdo sobre remédios contra a Covid-19 da última edição da revista, o antiviral molnupiravir é produzido e comercializado pela farmacêutica MSD.
- E, na reportagem de capa sobre diabetes, a informação correta sobre a insulina com análogo de GLP-1 do laboratório Novo Nordisk é que ela está disponível no Brasil desde 2018, e não desde o ano passado, como mencionado.
Para respirar melhor
Temos um colunista dedicado a esclarecer o que pode ser feito para melhorar a saúde dos pulmões e combater doenças e situações que ameaçam a saúde respiratória. Acompanhe o blog Respirar É Preciso, do pneumologista Elie Fiss, professor da Faculdade de Medicina do ABC.
Dúvidas e queixas sobre convênios?
As advogadas especialistas em direito à saúde Tatiana Kota e Renata Vilhena Silva monitoram o setor de planos de saúde e mostram o que pode e o que não pode ser feito dentro da cobertura de exames, tratamentos e procedimentos. Confira o blog
Seus Direitos na Saúde.
Variantes da Covid-19
Versões mutantes e subvariantes do coronavírus voltam a circular. Há motivo para preocupação? As vacinas nos blindam dessa ameaça? As medidas de prevenção seguem as mesmas? Nosso site produz semanalmente conteúdos a respeito desse fenômeno global.
BUSCA DE MEDICAMENTOS
Consulte remédios com os melhores preços
Sugestões de leitura
Você já deve ter percebido que a redação de VEJA SAÚDE adora um livro. Pois, embalados pelos lançamentos do mercado editorial, resenhamos e indicamos obras sobre ciência, medicina, alimentação, sustentabilidade e saúde pública. Aproveite e monte sua biblioteca.
Busca de remédios
Nosso site traz, em parceria com a Farmaindex, uma ferramenta de busca de medicamentos que permite checar a disponibilidade e o preço dos remédios fornecidos pelas principais redes de farmácia do Brasil. Basta digitar — no espaço do buscador na home ou dentro dos conteúdos — o nome comercial ou do princípio ativo da medicação.