Black Friday: assine a partir de 1,00/semana

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Cuidados e exames para gestantes devem continuar na pandemia

Médico desmistifica questões que passam pela cabeça dos pais e reforça importância do acompanhamento e dos exames de pré-natal mesmo na crise do coronavírus

Por Victor Bunduki, ginecologista*
11 out 2020, 12h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A pandemia do coronavírus resultou em uma queda significativa no número de exames de pré-natal, fundamentais para avaliar a gestante e o bebê, ainda que nunca tenha sido recomendada a paralisação do acompanhamento médico nessas circunstâncias. O medo da contaminação fez com que muitas grávidas deixassem de realizar esses exames, incluindo o ultrassom, no período. É algo longe do ideal, uma vez que as consultas obstétricas de rotina são capazes de identificar, prevenir e corrigir complicações na gestação.

    Procedimentos como ultrassom obstétrico são primordiais para detectar doenças e deficiências no primeiro e no segundo trimestres de gravidez. Isso permite tratá-las a tempo com suporte nutricional ou medicações. Ao mapear o desenvolvimento da criança, podemos realizar diagnósticos e tratamentos mais precisos e eficazes, preservando a mãe e o bebê. Quaisquer irregularidades na formação do feto devem ser averiguadas e informadas aos pais.

    É preciso ter em mente que não existem evidências científicas comprovando que gestantes necessitam de cuidados extras diante da Covid-19 — as medidas de proteção básicas, como uso de máscara e higiene das mãos, seguem imperativas. Assim, é fundamental que mulheres grávidas ou que deram à luz recentemente tomem ciência da importância de ir aos laboratórios ou clínicas e sigam fazendo as consultas ao médico e os exames.

    Os centros de medicina diagnóstica encontram-se devidamente equipados para cumprir os protocolos de segurança e higienização. E, como o acompanhamento tem de ser individualizado, só um médico qualificado, baseado em exames bem feitos, pode orientar e atualizar a paciente, atento às suas particularidades.

    O médico também irá detalhar os cuidados durante a gestação, o parto e a amamentação em tempos de pandemia. Até o momento, o que se sabe é que a passagem do vírus da mãe para o feto não parece ocorrer (a não ser no período logo após o parto). Também não há evidências de malformação embrionária que possa ser indubitavelmente imputada ao coronavírus. Na amamentação, sabemos que a transmissão pode ocorrer pela via respiratória, mas, com as medidas preventivas (máscara, limpeza das mãos…), os benefícios do aleitamento superam eventuais riscos da infecção.

    Continua após a publicidade

    Reforço que os exames e o acompanhamento pré-natal devem ser oferecidos continuamente e as gestantes podem manter a programação de consultas e procedimentos sem precisar se preocupar com nada além da gravidez em si. Basta tomar os cuidados necessários. Cabe lembrar que, diante de quaisquer sinais ou sintomas de Covid-19 nesse contexto, recomendamos buscar o atendimento médico precoce a fim de se confirmar o quadro com exames e orientar as medidas de proteção à mãe e ao bebê.

    * Victor Bunduki é ginecologista e especialista em saúde materno-infantil do CDB Medicina Diagnóstica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.