Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Xixi na hora certa

Terapia brasileira trata melhor a incontinência urinária em crianças

Por Chloé Pinheiro (colaboradora)
Atualizado em 26 out 2016, 10h04 - Publicado em 12 nov 2015, 08h52
Tomas Arthuzzi
Tomas Arthuzzi (/)
Continua após publicidade

Um urologista da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública estava acostumado a atender meninos e meninas que molhavam os lençóis – e a roupa  – mesmo já não sendo mais bebês. O problema era que o único tratamento disponível, com remédios, durava seis meses e, mesmo assim, só fazia efeito em 30% da garotada.

O baixo índice de sucesso motivou a criação de uma técnica alternativa: a eletroterapia parassacral. Três vezes por semana, ele e sua equipe posicionavam eletrodos que davam choquinhos na região entre as costas e as nádegas das crianças. Cada sessão durava 20 minutos e os pequenos sentiam apenas um leve formigamento. 

Durante os encontros, os profissionais ainda orientavam a molecada sobre tudo o que ajuda a bexiga a funcionar melhor. Desse jeito, 63% dos casos foram resolvidos rapidinho, sem os efeitos colaterais dos remédios. E o restante pelo menos passou a fazer menos xixi fora de hora.

Essa solução original — que alia tecnologia com criatividade — ganhou destaque na categoria Saúde da Criança do Prêmio SAÚDE de 2010. E, esse ano, a premiação comemora uma década de sua criação reconhecendo mais iniciativas inspiradoras de profissionais de saúde de todo o Brasil. Fique por dentro no https://premiosaude.com.br

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.