Namorados: Assine Digital Completo por 5,99
Continua após publicidade

Por que a pressão alta favorece infartos?

Entenda a relação entre esses dois problemas

Por Redação Saúde é Vital
Atualizado em 13 mar 2019, 12h25 - Publicado em 12 jul 2016, 14h04

O coração é uma das principais vítimas da pressão descontrolada. No aperto, as artérias, como as coronárias, falham ao irrigá-lo, o que prejudica sua oxigenação. Com o trabalho excessivo e sem a compensação que uma circulação normal lhe daria, o músculo cardíaco sofre e a dor pode aparecer, beirando o insuportável: é a angina. O passo seguinte pode levar a danos incontornáveis. É o infarto propriamente dito.

Nesse roteiro assustador, a hipertensão dificilmente atua sozinha. Ela costuma ter parceiros bem eficientes em matéria de estragos cardíacos. Quando eles se juntam, dão origem a um pacote de riscos batizado de síndrome metabólica. Além da pressão na estratosfera, a gente vê se elevarem o colesterol, os triglicérides, a gordura abdominal e a glicemia.

O trabalho dos malfeitores é orquestrado. A pressão descontrolada toma a dianteira e causa umas arranhaduras nas paredes internas dos vasos, o endotélio. O colesterol se aproveita para se instalar nessas aberturas, bem como substâncias inflamatórias. Se há glicose dando sopa, há mais lenha na fogueira. É que tudo isso leva à formação de placas que, com o tempo, começam a atrapalhar a passagem do sangue. Esse emaranhado de partículas vai crescendo até que o fluxo sanguíneo é totalmente interrompido.

Quando isso ocorre nas coronárias, que abastecem o coração, o músculo cardíaco começa a reclamar. Se o sangue não chega ali, partes do órgão morrem com a falta de oxigenação. É assim que vem o infarto, muitas vezes nem dando tempo de tomar uma providência para salvar a vida do sujeito.

Publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.