Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Namorados: Assine Digital Completo por 5,99

Hipertireoidismo na gravidez aumenta o risco de pré-eclâmpsia

O excesso na produção de hormônios da tireoide pode predispor a essa condição perigosa tanto para a mãe quanto para o bebê

Por Thiago Nepomuceno
28 jun 2016, 12h34 • Atualizado em 8 abr 2019, 18h05
Getty Images
Getty Images (/)
Continua após publicidade
  • Segundo um novo estudo do Centro Médico Universitário Erasmus, em Rotterdam, na Holanda, as futuras mamães devem ficar de olhos bem abertos para eventuais alterações na tireoide, a glândula localizada na altura do pescoço. Participaram da pesquisa 5 153 mulheres no início da gestação — até no máximo a 18ª semana.

    Através de exames de sangue, os cientistas descobriram que as voluntárias com níveis elevados de hormônio tireoidiano tinham uma probabilidade de três a 11 vezes maior de desenvolver pré-eclâmpsia, um quadro de pressão alta induzida pela gravidez. Se nada é feito, ele pode evoluir para a eclâmpsia, que provoca convulsões e, em casos extremos, até morte da mãe e do bebê.

    Mas cabe uma ressalva: o corpo da grávida produz um hormônio chamado hCG, que geralmente desequilibra o trabalho da tireoide. E a boa nova é que os pesquisadores só encontraram uma relação entre disfunções tireoidianas na gestação e a pré-eclâmpsia quando a origem dessas alterações não vinha do tal hCG. Em outras palavras, não é qualquer hipertireoidismo que favorece esse baita problema.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas 5,99/mês*

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.