Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Namorados: Assine Digital Completo por 5,99

Epilepsia sem preconceito

Desmistificar o mal por trás das convulsões é fundamental para ajudar quem sofre com elas

Por Chloé Pinheiro (colaboradora)
17 nov 2015, 09h36 • Atualizado em 22 out 2016, 20h55
Silvia Zamboni
Silvia Zamboni (/)
Continua após publicidade
  • Em 2007, o portador de epilepsia estava sujeito a uma série de preconceitos. Por incrível que pareça, havia – e ainda há – quem queimasse o colchão das vítimas de crises convulsivas para espantar supostos demônios. Para piorar, 40% delas não recebia tratamento adequado, inclusive por despreparo do próprio sistema de saúde. 

    Para reverter essa situação, profissionais da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram uma campanha de ações para tirar a doença da escuridão e oferecer assistência aos enfermos. Em parceria com a Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, a equipe realizou campanhas na mídia e treinou mais de 2 mil profissionais para atender melhor os pacientes. 

    O esforço incluiu ainda um levantamento do perfil epidemiológico e de identificação dos estigmas da epilepsia que ainda persistem na nossa sociedade. Aliás, o projeto fez parte de uma iniciativa global — e foi tão bem conduzido por aqui que apresentou, junto com a China, os melhores resultados do mundo.

    Graças a tudo isso, o time envolvido venceu o Prêmio SAÚDE de 2007 na categoria Saúde Mental e Emocional. A premiação, uma das mais importantes da área, vai revelar na semana que vem todos os destaques de sua décima edição. Fique por dentro de tudo no nosso site.

    Siga
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas 5,99/mês*

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.