Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Dificuldade para se localizar pode ser sinal precoce de Alzheimer

Testes de navegação poderiam mostrar que o cérebro está em perigo antes mesmo de a memória começar a falhar

Por Karolina Bergamo
Atualizado em 28 out 2016, 04h20 - Publicado em 28 abr 2016, 16h38
Divulgação
Divulgação (/)
Continua após publicidade

Como você se sai quando precisa visitar um lugar desconhecido sem o auxílio de um GPS? Tem dificuldade para traçar a melhor rota? Pois um estudo da Universidade Washington, nos Estados Unidos, sugere que as respostas para essas perguntas podem agilizar um eventual diagnóstico de Alzheimer

Para chegar a essa conclusão, eles analisaram o desempenho de 71 pessoas enquanto elas realizavam algumas tarefas dentro de um labirinto virtual. Entre elas, 42 eram clinicamente saudáveis e não tinham marcadores para a doença (moléculas que indicam maior propensão a desenvolvê-la). Outros 13 também eram saudáveis, porém, possuíam os tais marcadores. Os 16 participantes restantes, por outro lado, já demonstravam sintomas comportamentais de estágio precoce de Alzheimer.

Leia também: Alzheimer afeta até o paladar

Esses indivíduos passaram duas horas em um labirinto virtual. Daí, foram testados em relação a duas habilidades: o quão bem eles aprenderiam e seguiriam uma rota pré-definida nesse espaço, e como eles poderiam formar e usar um mapa mental do meio ambiente para chegar até determinado ponto. 

No fim das contas, as pessoas com uma predisposição ao Alzheimer enfrentaram dificuldades significativas para criar um mapa mental do ambiente. Contudo, conseguiram tranquilamente seguir uma rota predeterminada. Enquanto isso, os voluntários que já apresentavam lapsos de memória e outros problemas comportamentais associados à doença se deram mal nas duas situações – ou seja, aprender uma rota já estabelecida e também encontrar seu próprio caminho. A parcela considerada saudável e sem indícios de possível declínio cognitivo não enfrentou perrengues em nenhum dos dois momentos. 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.