Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

6 atitudes essenciais na luta contra o câncer de colo do útero

Ele é o terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres brasileiras

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 22 out 2016, 20h56 - Publicado em 30 ago 2016, 13h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O movimento Força Amiga, campanha que alerta para a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento corretos do câncer de colo do útero, teve início agora em agosto e conta com o empenho de várias entidades médicas e sociais. Entre elas, estão a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, o Instituto Oncoguia, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a farmacêutica Roche. O objetivo da iniciativa é dar suporte às pacientes com a doença e incentivar o debate sobre o tema. 

    O movimento prevê ações com celebridades e divulgação de conteúdos nas mídias sociais, além de uma parceria com a AES Eletropaulo, empresa de distribuição de energia da Região Metropolitana de São Paulo, para a veiculação de conteúdos relacionados ao tema nas contas de luz que chegam às casas. Tanto barulho é justificável pela gravidade e desconhecimento acerca da doença: cerca de 5 mil brasileiras morrem, todos os anos, em decorrência de tumores no colo do útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o terceiro tipo que mais atinge as mulheres no país — só fica atrás da enfermidade nas mamas e na região colorretal. Um exame simples e rotineiro, como o papanicolau, é capaz de flagrar a maioria dos casos. Também não podemos nos esquecer do vírus do papiloma humano, o HPV, transmitido sexualmente e principal culpado pela maioria das formações malignas. Uma vacina que protege da ameaça está disponível para meninas adolescentes em todo o Brasil.  

    Leia também: Um vídeo emocionante sobre a importância dos exames de câncer de colo de útero

    Médicos que apoiam o Força Amiga criaram uma lista com seis atitudes para fortalecer a luta contra o câncer de colo de útero. Confira abaixo o que você pode (e deve) fazer: 

    1) Previna-se: o câncer de colo do útero é causado principalmente pela infecção persistente do HPV. Cerca de 5 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença no brasil. Vacine-se contra o HPV, use camisinha e faça o papanicolau.

    Continua após a publicidade

    2) Consulte o médico regularmente: o acompanhamento é fundamental para prevenir e diagnosticar a doença precocemente. As chances de cura ou controle são diretamente proporcionais ao estágio em que a doença é diagnosticada. De acordo com as projeções do Inca, em 2016 serão mais de 16 mil novos casos no país.

    3) Fique atenta aos sintomas: a doença se desenvolve de forma lenta e sem sinais na fase inicial. Porém, pode desencadear quadros de sangramento, secreção vaginal anormal e dores abdominais. No Brasil, 77% das pacientes com câncer de colo do útero são diagnosticadas com a enfermidade já em fases mais avançadas, quando começam a surgir os primeiros sintomas.

    4) Busque tratamento: a escolha da terapia ideal para cada paciente depende do estágio da enfermidade, assim como das condições clínicas da mulher. Já existem opções para todas as fases. 

    Continua após a publicidade

    5) Apoie quem tem a doença: as famílias, os médicos e a sociedade possuem um papel importante na luta dessas mulheres. Especialistas reafirmam que a motivação da paciente ajuda no combate à doença. 

    6) Espalhe o assunto: a falta de informação é o principal gargalo para o controle do câncer de colo do útero. Segundo pesquisa Datafolha, 73% da população não conhece pacientes com a doença, embora ela mate uma mulher a cada 90 minutos no país. Faça a sua parte e repasse a informação para outras mulheres. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.