Namorados: Assine Digital Completo por 5,99
Continua após publicidade

Vamos valorizar a polpa do coco verde

Enaltecido por causa da água, o fruto tem muito mais a oferecer

Por Thaís Manarini
24 out 2021, 12h06

Todo ano, cerca de 2 milhões de toneladas de coco são destinadas à extração da água. “Isso significa que 60 mil toneladas de polpa acabam descartadas”, calcula a engenheira de alimentos Renata Torrezan, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Atentos ao desperdício, ela e colegas decidiram mostrar que é possível tirar proveito do interior do alimento. Assim, usaram a polpa do coco verde para elaborar doces e bebidas. “Agregando valor a essa parte, quem fabrica a água pode sair ganhando, assim como empresas interessadas na diversificação de seus produtos”, analisa Renata.

Em testes sensoriais, um ótimo indicativo: os voluntários não só gostaram das invenções com a polpa como se mostraram interessados em comprá-las.

Atributos internos

Algumas vantagens da polpa da fruta…

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM: A redescoberta do coco

Receitas testadas (e aprovadas)

Conheça algumas das delícias feitas pelo time da Embrapa:

Cocada cremosa: A polpa foi triturada e houve adição de açúcar e pectina (uma fibra). A cocada cremosa ganhou quatro versões: com umbu, mamão, abacaxi e manga.

Doce de coco em calda: Cortada em pedaços, a polpa da fruta verde surgiu mergulhada em uma calda de abacaxi. Ficou tão bom que quem experimentou quis saber onde achar mais.

Continua após a publicidade

Leite fermentado: Foi preparado com bactérias probióticas, reconhecidas por modificar nossa microbiota,  proporcionando vários benefícios à saúde.

Publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.