Frutas contra o diabetes
O consumo de pelo menos duas porções por dia pode reduzir o risco de desenvolver a doença
A descoberta vem da Universidade Edith Cowan, na Austrália, onde foi analisada a relação entre ingestão de frutas e presença de diabetes entre 7 675 pessoas. Após cinco anos de acompanhamento, na turma em que o alimento fazia parte do cardápio, houve redução de 36% no risco de a doença dar as caras.
Nesses indivíduos, notou-se uma melhor sensibilidade à insulina, o que se traduz em maior capacidade de as células retirarem o açúcar do sangue e transformá-lo em energia.
“Quem come mais frutas costuma ter uma dieta mais saudável, o que ajuda na prevenção”, diz a nutricionista Maristela Strufaldi, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). “E elas contêm antioxidantes, o que eleva nossa capacidade anti-inflamatória e traz melhoras metabólicas.”
LEIA TAMBÉM: Diabéticos podem consumir qualquer tipo de fruta?
Vale para o suco?
Os pesquisadores australianos frisam: não foram observados os mesmos benefícios em relação ao suco de fruta. Uma das explicações é que, quando in natura, o alimento carrega uma maior quantidade de fibras.
“Elas reduzem o índice glicêmico, ou seja, reduzem a velocidade de absorção e transformação da frutose em glicose na corrente sanguínea”, explica Maristela. Além disso, no preparo da bebida usamos um número maior de frutas por porção — um copo de suco de laranja, por exemplo, leva em torno de quatro ou cinco unidades. “Então a carga de carboidrato dispara, podendo promover um pico glicêmico”, aponta a nutricionista da SBD.
E quem já tem o problema?
Aí a dica é comer as frutas fracionadas ao longo do dia e não exagerar nas porções. “Para reduzir a carga glicêmica, uma estratégia é consumi-las com alimentos proteicos, como queijos, fontes de fibras, como aveia, ou de gorduras saudáveis, como castanhas”, orienta a nutricionista Leticia Fuganti Campos, de Curitiba.