Nativo da região amazônica, o cupuaçu é uma fruta tipicamente brasileira conhecida por sua semelhança com outro produto encontrado na região – o cacau.
De sabor naturalmente doce, o que o torna uma estrela em sobremesas e substitutos do próprio chocolate, o cupuaçu pode ser destaque de vários preparados por si só.
Além de saboroso, ele conta com uma série de benefícios que podem contribuir com a sua saúde, sempre associados a uma dieta saudável e a um estilo de vida ativos.
+Leia também: As 70 frutas e plantas brasileiras que esbanjam saúde
Saiba mais:
1. Proteção ao coração
Como ocorre com outras frutas, o cupuaçu tem um alto potencial antioxidante. Isso é benéfico para o corpo de modo geral, já que o combate aos radicais livres promovido por esses alimentos ajuda contra o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro.
No cupuaçu, em especial, um dos maiores benefícios está relacionado à saúde cardiovascular, graças à presença de potássio, um nutriente que ajuda a regular a circulação sanguínea, e também à teobromina, um vasodilatador e anti-inflamatório importante para outro benefício associado à fruta…
2. … o cupuaçu também dá energia
A teobromina é um composto “parente” da cafeína, tornando o cupuaçu uma alternativa interessante para quem quer um empurrão a mais na disposição, mas precisa evitar o uso de produtos derivados do café ou outros energéticos.
3. Reforço de vitaminas
O cupuaçu é fonte de vitaminas, com destaque para a vitamina C. São cerca de 25 mg a cada 100 gramas da fruta. Ele fica longe dos níveis vistos em frutas como a laranja, o kiwi ou a acerola, mas também ajuda a reforçar a saúde geral do corpo e o sistema imunológico quando inserido na rotina junto a outros hábitos saudáveis.
4. Ajuda na digestão
As fibras presentes no cupuaçu contribuem para um melhor funcionamento do intestino. Inseri-lo na alimentação, como ocorre com outras frutas, legumes e verduras, ajuda a prevenir quadros de prisão de ventre. É importante, também, manter a hidratação em dia para que esse benefício apareça mais.
5. Amigo das dietas
O cupuaçu tem um número relativamente pequeno de calorias e se destaca pela doçura. Para quem não abre mão desse sabor no dia a dia, isso pode torná-lo um substituto interessante para itens mais calóricos.
Além disso, as fibras presentes no cupuaçu ajudam com a sensação de saciedade, o que pode colaborar para ter menos fome ao longo do dia. Nenhuma comida promove o emagrecimento por si só, mas o cupuaçu pode ajudar na transição para uma rotina alimentar focada na perda de peso.
Como inserir o cupuaçu na dieta
A maneira mais prática de consumir o cupuaçu sem perder seus benefícios é in natura ou em sucos. Ele também é queridinho de preparados doces, podendo dar textura a iogurtes ou sorvetes, por exemplo – mas, neste caso, é bom cuidar para a preparação não adicionar açúcar e gorduras demais, que anulam as vantagens que se está buscando com a fruta.
Mas ele pode não ser para todo mundo: pessoas com refluxo devem evitar essa fruta, pois os efeitos da teobromina podem só aumentar desconfortos associados à azia.
Outro derivado famoso do cupuaçu é o chamado “cupulate”, um doce semelhante ao chocolate – mas, neste caso, ele é feito a partir das sementes da fruta, não da polpa, que destacamos acima.