Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Namorados: Assine Digital Completo por 5,99

A comida entre o ontem e o amanhã

Livro resgata a história alimentar e faz projeções sobre tendências

Por Diogo Sponchiato
29 jan 2022, 12h49 • Atualizado em 29 jan 2022, 12h49
alimentação
Em livro, autor francês conta como a alimentação da humanidade mudou ao longo do tempo. (Foto: Metkalova/GI/Getty Images)
Continua após publicidade
  • A relação com o que se come domina boa parte da evolução e dos marcos da espécie humana.

    Desde a habilidade para criar ferramentas e fogueiras, úteis à caça e às refeições dos nossos antepassados nômades, passando pelos assentamentos que deram origem à agricultura, até o sistema capitalista que globalizou ingredientes, gerando fartura para uns sem acabar com a fome de outros, é inegável que a busca por alimentos moveu (e ainda move) nossos interesses biológicos, sociais e econômicos.

    Pois esse é o caminho que se percorre em A Epopeia da Comida (clique aqui para comprar*), do francês Jacques Attali. Em marcha acelerada, o escritor nos resume como chegamos até aqui e problematiza as grandes questões que a alimentação nos coloca para o presente e as próximas décadas.

    Crítico da indústria agroalimentar por seu papel na exploração ambiental e na expansão de doenças, Attali convida cidadãos e líderes a refletir e a se mobilizar para evitar um futuro insosso em que só nos restará uma comida sintetizada em laboratório.

    Siga
    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Como chegamos aqui

    Eventos que demarcaram nossa conexão com a comida

    Caça e coleta
    A evolução dos hominídeos caminha lado a lado com o desenvolvimento de habilidades e ferramentas para caçar, cozinhar e comer.

    A agricultura
    Os homens deixam de ser nômades para cultivar alimentos. Aldeias e depois impérios surgem com as plantações dos primeiros cereais.

    Continua após a publicidade

    Dietas e símbolos
    Apesar das diferenças regionais, orientações, cultos e proibições envolvendo a comida vão acompanhar as primeiras civilizações e também as religiões.

    A globalização
    Ela pega carona na época das grandes navegações e dos experimentos coloniais europeus. Ingredientes vêm e vão entre todos os continentes.

    Fome e fartura
    O sistema capitalista concede banquetes, mas não vence a fome e ainda destrói o ambiente. A cozinha francesa se torna o ideal de culinária para a elite.

    Continua após a publicidade

    Comida do futuro
    O aquecimento global e a exploração de solos e mares nos convocam a comer menos animais e mais vegetais. Insetos e carnes de laboratório vão se popularizar à mesa.

    Ficha técnica

    A epopeia da comida
    Autor: Jacques Attali
    Editora: Vestígio
    Páginas: 304

    * Os links gerados podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas 5,99/mês*

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.